Como conseguir parar de fumar?

Fumar é o principal fator de risco para o câncer de pulmão, segundo o atlas de Mortalidade por Câncer, 26.498 pessoas morreram em decorrência do tumor pulmonar. Parar de fumar parece uma prática complicada a princípio mas você irá se sair bem.

O vício em nicotina, seja ela no cigarro, no fumo ou no cachimbo, está muito relacionado às associações comportamentais que a pessoa faz com o hábito de fumar. Parar de fumar irá melhorar sua saúde em 100%.

Hoje sabe-se que os receptores específicos para a nicotina no cérebro, quando ativados, liberam substâncias que garantem sensação de prazer. É por isso que um cigarrinho já basta para amenizar sintomas de ansiedade e depressão.

Um forte indício de que uma pessoa está dependente é a abstinência quando ela tenta parar. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas, em geral, tem irritabilidade, agressividade, algumas pessoas relatam alteração do sono, fissura.

O que é tabagismo?

O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.

É considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devido às alterações físicas, emocionais e comportamentais que provoca. Além disso, é uma droga que contém mais de 4.700 substâncias químicas nocivas para o organismo.

É causa pela dependência do tabaco, seja ele de qualquer forma: cigarro, fumo ou cachimbo.

Sintomas ao parar de fumar

Os critérios diagnósticos para Dependência Química se aplicam também ao tabagismo. São eles:

  • Esforços para manter o uso diário da substância.
  • Existe um desejo persistente ou esforços mal-sucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso da substância.
  • A substância é frequentemente consumida em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido.
  • Sintomas de abstinência produzem mal-estar clinicamente significativo, fazendo com que importantes atividades sociais, ocupacionais ou recreativas são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso da substância.
  • O uso da substância continua, apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pela substância.

Quais são as consequências do tabagismo?

O cigarro causa diversas doenças, não só câncer de pulmão. Entre elas estão as doenças cardiovasculares – como infarto, angina, acidente vascular cerebral – e outras doenças pulmonares, como bronquite e enfisema.

Ademais tenha foco quando decidir parar de fumar!

One thought on “Como conseguir parar de fumar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *