Dicas para parar de fumar?

Parar de fumar,o cigarro é um vício que ocupa lugar na rotina de diversas pessoas ao redor do mundo, mas será que existem maneiras realmente eficazes de largar esse habito naturalmente?

Então a busca por soluções para largar de vez o cigarro é cada vez maior e quando encontrada não se consegue resultados, com isso, trouxemos algumas dicas naturais para diminuir o hábito de fumar e aos poucos deixar o vício para traz.

Por que as pessoas fumam?

A maioria diz que começou por curiosidade e antes dos vinte anos na nomeada “fase da descoberta”. Apesar de que em alguns casos por influência de pessoas próximas como amigos, família e outros.

O que causa o vício?

A nicotina contida no cigarro é uma substância psicoativa, que estimula o sistema nervoso central e traz também um efeito tranquilizante bloqueando o stress, causando dependência física e psicológica e como consequência, o desconforto da abstinência nas tentativas de largar o cigarro. 

Segue as dicas:

  • É necessário que esteja motivado e realmente determinado a largar o cigarro.
  • O que/quem te motiva? 
  • Quais são suas metas? Um cigarro por dia? Um maço por semana? Se desafie!
  • Se dê recompensas e reconheça suas conquistas diárias.

Faça atividades físicas

Hoje temos as oportunidades em nossas mãos, programas de exercícios online com custo zero, nutricionistas respondendo perguntas e dando dicas em suas redes sociais e tantas outras plataformas online que nos dão possibilidade de trocar informações e ou chamar aquele velho amigo para uma caminhada.

Determine uma data para parar de fumar de vez 

Coloque lembretes mentais espalhados pela sua casa, despertador lembrando que a data está chegando e até ela chegar, vá diminuindo aos poucos o consumo, sem data marcada será sempre mais fácil criar motivos para adiar a sua meta.

Não fique perto das pessoas quando estão fumando

Quando inalamos a fumaça a nicotina chega ao cérebro em poucos minutos, liberando substâncias como serotonina (neurotransmissor que faz com que o indivíduo se sinta bem, positivo e confiante) dopamina (hormônio do bem-estar), fazendo o organismo sentir falta da sensação desencadeando a crise de abstinência.

Não faça o uso de adesivos

A maioria dos adesivos existentes liberam nicotina sem interrupções por 24 horas, em doses menores, mas não extinguindo totalmente as substâncias viciantes do sangue. Por isso, é uma solução não tão eficaz, pois quando você tirar o adesivo possivelmente sentirá falta do cigarro.

Encontre novos hobbies 

Chegou o momento de se conectar consigo, se permitir, descobrir novos interesses, novos lugares e novas atividades. Crie uma nova rotina, saia com pessoas que te recarregam, se reinvente!

Meditação pode ajudar a parar de fumar

Quando começar a evitar o uso do cigarro, os sintomas de abstinência vão começar a surgir, dentre eles: Dor de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e alteração do sono

. Uma das soluções é meditação. Se você não tiver o hábito pode ser que tenha dificuldades no começo, mas com o tempo consegue se adequar conhecendo os métodos que foram mais eficazes para você.

Quais os principais benefícios de deixar o cigarro?

Portanto o tabagismo é responsável por inúmeras doenças e alterações no organismo, algumas delas muito graves como: Doença pulmonar obstrutiva crônica, vários tipos de cancros (proliferação anormal de células) ou doenças cardiovasculares.

Pode até mesmo afetar a fertilidade masculina, a saúde oral e ocular.

Mas você sabia que bastam apenas 20 minutos para que a pressão arterial, a frequência cardíaca e a temperatura corporal diminuam? 

Claro que é necessário bem mais que 20 minutos para prevenir todas essas doenças e complicações que citamos anteriormente, entre duas semanas a três meses depois, a circulação sanguínea vai começar a melhorar e a capacidade pulmonar vai aumentar.

A tosse e a dificuldade em respirar diminuem entre um a nove meses depois de ter deixado de fumar.

Entre dois a cinco anos após ter deixado de fumar, o seu risco de AVC é aproximadamente o mesmo de uma pessoa que nunca fumou.

O risco de cancro da boca, garganta e esófago são reduzidos para metade no espaço de cinco anos.

O risco de cancro da laringe e do colo do útero também diminui.Parar de fumar

3 thoughts on “Dicas para parar de fumar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *