Parar de fumar- o que levar em consideração?

Vários fumantes veem a necessidade de parar de fumar, porém não fazem ideia de como parar de fumar. Isso porque o cigarro contém aproximadamente 4500 substâncias: a nicotina é tão viciante quanto à cocaína e a heroína; ambas liberam substâncias tais como a dopamina e endorfina, que dão ao organismo sensações de alívio e prazer.

Portanto com o passar do tempo, o cérebro de quem fuma tende a ter números bem maiores de receptores nicotínicos que se não forem preenchidos, poderiam causar sensações de mal-estar. 

Sintomas com, excessiva ansiedade, dor de cabeça, irritação, insônia, irritabilidade, desânimo, aumento de apetite e dificuldades para se concentrar são uns dos principais sintomas que geram uma dificuldade para interromper o uso do cigarro.

Com todos esses fatores parar de fumar é uma tarefa bem complicada, e exige bastante perseverança. O primeiro passo talvez seja uma análise profunda sobre os motivos que te levam a fumar e a partir disso buscar alternativas que driblem tais fatores. Por exemplo, “porque o fumo reduz meu estresse” – sugestões: ouvir música praticar esportes, ler, ter boas noites de sono, tomar um bom banho. Será mais fácil saber em quais pontos ficar mais atento se identificarmos essas questões. 

O segundo passo pode ser um plano para a interrupção do uso do cigarro, com estratégias especificas para tal.

É válido que se leve em consideração…

Que seja escolhido um período tranquilo, que não se esteja passando por problemas significativos. 

Logo após a chegada da data estabelecida, finalizar o uso, utilizando táticas para driblar a vontade de fumar. Sendo elas: beber água, conversar com alguém, chupar balas, pensar nos benefícios que se tem ao parar de fumar, relaxar. Esquivar-se de lugares fechados, onde provavelmente haverá pessoas fumando, essa prática devem vir acompanhadas juntamente com uma alimentação saudável, prática de esportes e ajuda médica. Podendo sugerir o uso de algum medicamento, caso seja positivo o resultado não deixar de fazer uso.

É mais difícil a mulher parar de fumar do que o homem?

Homens e mulheres têm formas distintas de lidar com a questão parar de fumar. Na mulher, o uso de cigarros muitas vezes está associado à mudança de humor, e essa tendência pode criar dificuldades diferenciadas diante da abstinência. Além disso, ao parar de fumar geralmente existe um ganho de peso que pode ser um fator dificultador para que as mulheres consigam parar de fumar. O importante é que os profissionais conheçam essas especificidades para que possam oferecer o tratamento adequado para que as chances de sucesso sejam maiores.

2 thoughts on “Parar de fumar- o que levar em consideração?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *